19 de outubro de 2014

Dicas para montar seu portfolio

Hoje iremos dar dicas para quem já começou a trabalhar com o Web Design - e/ou pretende, mas não sabe qual a melhor maneira de divulgar seus trabalhos e, com isso, ganhar  uma graninha extra. Lembrando que essas sugestões não se prendem apenas à web designers. Fotógrafos, ilustradores, artistas plásticos e de rua também podem utilizar dessas ferramentas para divulgar seu trabalho.

Separamos pra vocês alguns sites referencias para a divulgação da sua arte, mas além desses sites algumas ferramentas são essenciais para vocês como: a criação de páginas no Facebook e contas no LinkedIn.

1. Behance

O primeiro site não podia ser outro. O Behance talvez seja o mais conhecido site de portfólios online. Pessoas de todo o mundo utilizam essa ferramenta para divulgar seus trabalhos e acompanhar trabalhos de pessoas do mesmo ramo. Outra coisa interessante é que em questões de resolução, o site oferece uma melhor visualização de projetos gráficos que as demais. Para se cadastrar você precisa de um email na Microsft, já que recentemente o Behance se juntou com a mesma. 

Dica de Ouro: Utilize o Behance para saber o que rola de novidade em lugares diferentes no mundo. 


2. Dribbble

Semelhante ao Behance, o Dribbble - apesar de pouco conhecido - oferece ao artista ferramentas que facilitam seu acesso e suas pesquisas. Com tags e pantone (grade de cores) utilizado na criação dos conteúdos gráficos o site utiliza uma interface não editável, o que pode afasta o público, mas uniformizar a área inicial dos artistas.   

Dica de Ouro: Busque por Web Design quando estiver com dúvidas ou inseguro quanto ao pantone usar ou que inspirações tomar.


3. Kawek

Com uma interface divertida e diferente seu diferencial é utilizar conteúdos em flash em seu portfólio, o que ajuda - E MUITO - os designer gráficos a mostrarem suas capacidades. Você pode escrever sobre seus projetos, personalizar (cor, plano de fundo e diagramação de página) sua página de portfólio de acordo com sua personalidade e receber estatísticas sobre seus trabalhos pela sua conta google.

Dica de Ouro: Se souber e conseguir mexer com conteúdos em Flash capriche em seus apresentações e crie páginas animadas para o seu portfólio. 


O site permite que você personalize a URL do seu portfólio, apesar das restrições de quando se é cadastrado gratuitamente e para quem não fala inglês, pois o site só é liberado na língua estrangera. Mas vale a pena criar uma conta no site pois ela permite que o usuário personalize seu portfólio com cores e fontes diferenciadas.

Dica de Ouro: Edite seu portfólio do seu jeitinho e chame a atenção de outros usuários e possíveis clientes.



Vocês conhecem outros sites que servem como portfólios online?! O Flickr e o DevianArt também servem como, e são muito mais conhecidos, mas resolvemos separar os mais utilizados por profissionais do meio, que além de super utilizados, também são super interessantes de se trabalhar com. 

Esperamos que tenham gostado do post de hoje com dicas para criar seu portfólio e inseri-lo em seu curriculo, conseguindo alguns trabalhos a parte. Invistam nessas divulgações porque podem lhe ajudar presente e futuramente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário