9 de outubro de 2014

Quem sou eu? Sou um Web Designer.

Você me conhece? Sabe quem eu sou? Como, onde e quando trabalho? Para os curiosos e interessados pelo mundo do Design Gráfico, que querem aprender como 'aquele' seu blog ou site de notícias favorito foi criado, é só acompanhar a série de postagens diárias que o "Quem quer ser um Web Designer" preparou para vocês.

O objetivo do blog é explicar o como funciona o mundo do Web Designer. Quais suas vertentes, seus meios, suas ligações e intercepções. É tirar as mais frequentes dúvidas de quem quer participar do universo da programação virtual sem gastar muito e descobrindo tanto. Bem vindos ao blog "Quem quer ser um Web Designer", criado para a cadeira de Sociedade de Informação e Tecnologia, da Universidade de Fortaleza; e é assim que começamos nossa primeira postagem.
Ta com dúvida sobre a profissão? Que saber quanto ganha um Web Designer? E quantas horas ele trabalha? Na primeira postagem deste blog falaremos do básico sobre a profissão do Web Design. Responderemos quem somos, quais nossas funções, quanto ganhamos, quanto trabalhamos, entre outras respostas que são uma interrogação para aqueles que acabaram que entrar no nosso universo.

Quem sou eu?

Sou um Web Designer. Trabalho na criação de interfaces e desenvolvimento de projetos para web. De maneira geral, tenho que está preparado para criar do simples ao mais complexo produto de web. O Web Designer deverá ser um profissional pronto para aprender novas linguagens e absorver novas tendências.

Qual minha Função?

Minha tarefa é a de elaborar a estética, o funcionamento e a manutenção de um web site. Garanto que o internauta navegue de forma prática e rápida por sites, blogs e até mesmo redes sociais. Minha profissão é dividida em três segmentações: o primeiro é o web designer que é a pessoa que faz os layouts, usa e abusa de sua criatividade para criar algo simples e interessante. O Desenvolvedor Web é quem programa, quem lida com os códigos de funcionamento. E o Web Master, aquela pessoa que é tudo ao mesmo tempo. Cria e desenvolve o site sozinho.

De onde venho?

Pode-se encaixar o Web Design dentro do Design Gráfico, uma vez que o foco do projeto é a criação de Sites para Web visando toda uma harmonia de cores, símbolos e linguagens - estudados, justamente, no Design. É projetar algo bonito, atrativo e, principalmente, funcional para o seu público.

Quais programas domino?

O web designer deve ter conhecimento no uso de softwares - Dreamweaver, Fireworks, etc - de desenvolvimento voltado para a web. Deve compreender o básico de HTML/XHTML, CSS, PHP, Jquery, JavaScript, Flash etc..

Como está o mercado de trabalho?

A quantidade de amadores no mercado aumentou grotescamente junto dos avanços tecnológicos, por isso, todo mundo que tira um tempo para aprender o básico do Web Design já se considera um profissional. A concorrência é gigantesca, mas dependendo do seu nível de conhecimento algumas portas facilmente se abrem para você. A procura por profissionais da área é enorme. Mais clientes procuram empresas especializadas por achar que a Web é peça chave para o seu crescimento. *Sempre lembre de deixar a alternativa de trabalhar de maneira independente, com projetos isolados, em aberto. 

Quanto ganho?

Utilidade pública: há uma tabela de valores para projetos de Design, criada pela Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal, onde ela auxilia nós, designers, em relação a quanto cobrar por nossos projetos. É claro que os preços são sugeridos, mas pense bem em relação a seu conhecimento, sua experiência, os prazo de entrega, e conversas com seu cliente.

Resumindo a Profissão: 

Profissão: Web Designer.
Área de Atuação: Conteúdo para Web.
Salário: De R$ 2.000,00 a R$ 15.000,00 (ou era pra ser)
Carga Horária: Varia de Profissional para Profissional/Empresa.
Conhecimentos Específicos: Conhecimento no Adobe Dreamweaver CS5, Adobe Flash CS5, HTM, CSS, PHP, ASP, WordPress, Java Script, Usabilidade Virtual.
Diferenciais: Conhecimento em Design Gráfico. Adobe Ilustrator CS5, Adobe Photoshop CS5, Adobe Indesign CS5.


Perceberam que o Web Designer é um profissional extremamente importante?! Nosso trabalho movimenta várias empresas de pequeno, médio e grande porte. Solucionamos problemas, somos indispensáveis em planejamento de mídia e marketing e é crescente a necessidade de bons profissionais da área. De início parece assustadora a ideia de mexer com tantos códigos, símbolos e ordens, mas com muita paciência e nossa ajuda, você conseguirá.

Se você se interessou pelo assunto não deixe de acompanhar nossos posts diários com várias dicas, novidades, curiosidades e muito conhecimento de Web Design. Não percam a próxima postagem que falará sobre: [TÍTULO DO PROXIMO POST].


Nenhum comentário:

Postar um comentário